segunda-feira, 1 de junho de 2009

Parque Vaca Brava: elemento primário e fato urbano


Por: João Paulo Ferreira de Morais


Assumindo a hipótese da cidade como artefato e como obra de arte, é constante a busca pela compreensão de seus valores estruturais. Essa arte compreende fatos concretos que atestam a relação do homem com a cidade. A geografia e a ecologia abriram grandes horizontes, a sociologia estudou a psicologia urbana. Mas o fator essencial para compreender a cidade como obra de arte é a arquitetura.

Na formação das cidades existem os elementos primários, que definem-se pela sua presença e aceleram o processo da dinâmica urbana. A cidade é constituída por partes e cada uma dessas partes é caracterizada; em torno dos elementos primários agregam-se edifícios. Os monumentos são pontos de referência da dinâmica urbana.

Em Goiânia, o Parque Vaca Brava é um elemento primário, pois marca presença na forma de contraste com a “paisagem de pedra”, segundo a expressão de Fawcett para definir cidade. Assim como um parque é um elemento primário, no caso, um fato urbano por tem uma vida própria (caracterizada pelo verde ou pela sua razão de existência – contraste com a alienação dos edifícios); um hospital tem sua presença e uma vida própria (caracterizada por exemplo pela dor); são fatos urbanos diferentes com objetivos diferentes. Partindo da hipótese da cidade como artefato, os elementos primários têm uma evidência absoluta: destinguem-se com base na sua forma e, em certo sentido, com base na sua excepcionalidade no tecido urbano.

O Parque Vaca Brava é um parque urbano que ocupa uma área de 18.000 metros quadrados e contém um extenso lago e uma floresta com espécie nativa de fauna e flora. O parque conta com uma pista de cooper que rodeia todo o parque e por onde passam centenas de pessoas diariamente. O objetivo de haver parques na cidade é de proporcionar um espaço de convivência e lazer; esta é a vida, o destino próprio desse fato urbano. Em volta do parque, existem diversas lojas de alto padrão. Além disso, conta com a presença do Goiânia Shopping, considerado um dos maiores shoppings centers de Goiânia. Essa proximidade com shopping centers faz com que seja muito freqüentado por pessoas de todas as idades durante os finais de semana interessados em desfrutar da sua extensa área verde. Como um devido elemento primário, está rodeado de edifícios.

A cidade necessita de certa adequação aos diversos níveis e modos de vida da sociedade, e cada vez mais a cidade tem o dever de manter o equilíbrio na vida de seus moradores. Alguns dos elementos responsáveis por isso são as áreas caracterizadas: os fatos urbanos. O Parque Vaca Brava oferece tudo isso em sua área. Partes inteiras da cidade apresentam sinais concretos do seu modo de viver. Os elementos primários podem ser estendidos de um simples ponto de vista funcional, como atividade fixa da coletividade para a coletividade, mas sobretudo podem ser identificados com fatos urbanos definidos, um acontecimento e uma arquitetura que definem a cidade.

“Não há nada que os venezianos não tenham procurado acrescentar à grandeza do Estado, à sua glória, ao seu esplendor. E isso levou-os a fazer da sua cidade um monumento vivo, maravilhoso, do amor e da reverência que nutriam pela República, monumento que ainda hoje suscita mais admiração e dá mais alegria do que qualquer outra obra nascida do fervor da arte”. Essa afirmação toma como base a cidade como uma obra de arte. E seguindo essa linha, Goiânia, como uma cidade, é um obra de arte, e um de seus pilares é, com certeza, o Parque Vaca Brava, já que o contraste gerado por ele gera uma beleza fascinante onde está situado; o verde ameniza o clima abafado gerado pelo aglomerado de edifícios da cidade, isso traz conforto à sociedade, que tem a alienação do cinza da cidade quebrada pela beleza radiante ali presente. O Parque ocupa sua função como elemento primário e fato urbano.

Um comentário: