terça-feira, 19 de maio de 2009

O Elemento Arquitetônico como símbolo

por Mariana Vilela Del´Acqua

A cidade, como qualquer outro espaço arquitetônico, é composta por diversos elementos e dividida em uma infinidade de partes. Elementos e partes essas que não têm sua origem e evolução de maneira aleatória; existe uma razão para cada forma, dimensão e detalhe, visando o suprimento de uma necessidade que se modifica de acordo com o contexto no qual cada elemento e parte estão inseridos. A partir desse princípio é possível compreender melhor cada edifício e as razões que o fizeram adquirir configurações diferentes durante sua história até chegar á sua configuração atual. Tomarei como referência a Bastilha de Paris, que retrata de forma clara o que foi exposto acima.
Sua configuração inicial modificou-se de forma marcante no decorrer da história á medida que as necessidades da cidade na qual está inserida foram transformando-se.
Logo após sua construção, que ocorreu durante a Guerra dos Cem Anos, a Bastilha funcionava como um portal que dava acesso ao bairro de Saint-Antonie. Depois, sofreu modificações para servir de fortaleza, protegendo o poder real de possíveis ataques e adquirindo um significado psicológico bem mais marcante que o anterior, quando funcionava como um portal. Assim, qualquer dano causado á construção de simbolizava a proteção ao rei, era interpretada como um dano á essa proteção e á conseqüente estabilidade real no poder. Porém. Foi depois do fim da Guerra dos Cem Anos, principalmente durante o reinado de Luís XVI que a Bastilha adquiriu sua função mais conhecida, e seu significado psicológico mais forte, funcionando como uma prisão e portanto, simbolizando toda a dor, revolta e opressão sofrida pelos prisioneiros por parte do poder real. A partir daí, sua queda simbolizaria o fim de um período marcado por mortes horríveis em calabouços e por abusos de poder. E foi o que ocorreu em 14 de julho de 1789, quando rebeldes souberam que lá estava depositada pólvora e para lá dirigiram-se, saqueando-a.
Nesse período a Bastilha era utilizada mais como armazenamento de armas do exército do que como uma prisão, mas ainda sim simbolizou a queda do poder real.
A partir desse exemplo fica fácil perceber que cada elemento da cidade é composto por um aspecto histórico, geográfico e social e juntos irão definir sua função e o sentimento que aquela construção causa àqueles que a visitem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário